Isso é Genial

 

Cálculo

 

Miniatura Derivada Polinomial - Demonstração (I): Demonstração da "regra do tombo", para derivação de polinômios. Usa-se limites, derivadas, fatorial e binômio de Newton, entre outras coisas. Tem restrição quanto ao sinal da potência.

Miniatura Derivada Polinomial - Demonstração (II): Demonstração da "regra do tombo", para derivação de polinômios. Usa-se limites, derivadas, fatorial e binômio de Newton, entre outras coisas. Tem restrição quanto ao sinal da potência e não pode ser ímpar.


Miniatura Derivada Polinomial - "Demonstração" intuitiva: Derivação de alguns polinômios, para deduzir a "regra do tombo", usada em derivadas polinomiais.

Miniatura Derivada Polinomial - Demonstração (III): Demonstração da derivada polinomial com certa manipulação matemática, com número de Euler e logaritmo neperiano.


Miniatura Derivada de e^x - Demonstrações (I): Demonstração da derivada de "e" (número de Euler) elevado a "x", partindo da derivada de ln(e^x).

Miniatura Derivada de e^x - Demonstração (II): Demonstração da derivada de 'e' (número de Euler) elevado x, desta vez com mais rigor matemático. Uso da definição de derivada e manipulações com limites.


Miniatura Derivada de ln(x): Demonstração da derivada do logaritmo natural (base e - número de Euler) de x.

Miniatura Derivada de Função Logarítmica (I): Demonstração da derivada de uma função logarítmica partindo de uma propriedade de logaritmos e da derivada de ln(x).


Miniatura Derivada de Função Logarítmica (II): Demonstração da derivada de uma função logarítmica partindo do limite que define derivada, mostrando como o número de Euler aparece naturalmente em cálculo.

Miniatura Derivada do Seno: Dedução da derivada de sen(x) a partir da definição de limite.


Miniatura Derivada do Cosseno: Dedução da derivada de cos(x) (que é -sen(x)) a partir da definição de limite.

Miniatura Derivada da Tangente: Dedução da derivada de tg(x) (que é sec²(x)) a partir da definição de limite.


Miniatura Derivada da secante: Dedução da derivada de sec(x) (que é tg(x)*sec(x)) a partir da definição (por limite) de uma derivada.

Miniatura Derivada da cossecante: Dedução da derivada de cosec(x) (que é -cotg(x)*cosec(x)) a partir da definição (por limite) de uma derivada.


Miniatura Derivada da cotangente: Dedução da derivada de cotg(x) (que é -cosec²(x)) a partir da definição (por limite) de uma derivada.